Projeto CULTNE

 

Coordenado por produtores cariocas, o Acervo Cultne foi criado para convergir todos os documentos audiovisuais disponíveis, de relevância cultural popular, em especial a afro brasileira, de modo a refletir para a população como um todo a magnitude da rica diversidade de expressões artísticas e intelectuais do segmento afro descendente, que hoje representa a ampla maioria do povo brasileiro.

 

O Cultne garante a valorização da cultura afro-brasileira, o fomento à cultura de qualidade, possibilita a interface com as mais diversas camadas sociais, viabiliza a comunicação de empreendedores de diversas comunidades cariocas. Como importante instrumento de conexão dos vários segmentos sociais, pode cada vez mais potencializar conteúdo, unindo organizações, empreendedores, especialistas, para ampliar as perspectivas das novas gerações.

 

Já no início da década de 80, apareceram produtores atentos à toda esta movimentação e capacitados para registrar essa efervescência: Ras Adauto e Vik Birkbeck fundaram a Enúgbarijo Comunicações, que levou o nome do exú mensageiro, a Boca Coletiva. Filó Filho e Carlos Alberto Medeiros fundaram a Cor da Pele Produções, além do conceito Griot, via Quilombo Eletrônico. Com o advento das primeiras câmeras de vídeo portáteis e independentes, percorreram toda cidade do Rio de Janeiro, onde eram facilmente avistados pelas ruas, morros, avenidas, salões, além de passarem pelo Clube Palmares de Volta Redonda e filmarem os agitos nas cidades de Juiz de Fora, Belo Horizonte, Salvador e São Paulo. O resultado é um gigantesco acervo de material em vídeo.

 

Hoje, com a revolução digital surge a oportunidade de disponibilizar todo este registro ao grande público, contribuindo de maneira efetiva para a interatividade com as gerações atuais e vindouras, sintetizando uma parte da história brasileira, que até pouco tempo era escamoteada ou ignorada por grande parte da sociedade brasileira. Atualmente, é possível gravar a história, editar rapidamente o conteúdo, jogar na rede e propagar a mensagem para todos.

 

 

Acesse o nosso site www.cultne.com.br

Acesse o nosso canal Youtube  -  https://www.youtube.com/cultne 

 

 

 

A partir dos anos 70, os fundadores do Cultne começaram a registrar as manifestações culturais, políticas e sociais negras no Rio de Janeiro. Grande parte deste material inédito, assim como audiovisuais de outras fontes autorais relevantes, necessitam ser digitalizados, garantindo sua perpetuação e a distribuição em redes.

 

O portal Cultne, lançado em março de 2011, atualmente disponibiliza cerca de 2000 vídeos das mais diversas vertentes, oferecendo qualidade de informação aos seus usuários das diferentes classes sociais, alcançando cerca de 11milhões de visualizações reunindo mais de 20 mil inscritos em seu canal Youtube.  No Rio de Janeiro, as comunidades que dificilmente teriam acesso às inovações tecnológicas  se beneficiam diretamente do portal Cultne pela oportunidade de acesso e registros audiovisuais.  Além de um importante formador de conteúdo, o desenvolvimento do Cultne vem se refletindo positivamente na autoestima da população negra que se vê representada com muita qualidade técnica e expressivo conteúdo cultural.  

Acesse o nosso site www.cultne.com.br

Acesse o nosso canal Youtube  - www.youtube.com/cultne

 

www.metasocial.org.br

 

 

 

 

Sede Rio de Janeiro:

Av. das Américas, 700, bloco 08, lj 305 I

Shopping Città América - Barra da Tijuca

Rio de Janeiro /RJ

Cep.22640-100

 

 

Escritório EUA :

1111, SW 1st Ave, PH 3819  

Brickell,  Miami - Flórida - 33130