Projeto Imagina Rio

saiba mais acessando: www.imaginario.etc.br

 

IMAGINARIO é uma programação massiva de arte, cultura e educação, toda interligada ao meio ambiente, que vai contribuir para assegurar ao Rio de Janeiro posição de vanguarda, a partir de ideais de sustentabilidade e preservação da natureza, na busca de novos valores e iniciativas concretas de fomento ao empreendedorismo cultural, à qualificação criativa e, consequentemente, ao crescimento econômico da região.

 

Completamente inclusivo, o movimento conecta uma rede de coletivos em ações conjuntas nas instalações e entorno dos principais meios de transportes urbanos – uma ocupação territorial artística, divertida, contemporânea, eclética, que une todas as camadas sociais e reflete para a própria sociedade o grande poder inerente na nossa cultura como instrumento propulsor do Turismo.

 

IMAGINARIO é um movimento democrático que leva os artistas para ambientes de circulação no dia a dia do grande do público, com diversas exposições de artes visuais e espetáculos de música e artes cênicas – mantendo sempre o máximo rigor de conteúdo e de estética.

 

 

Mais do que concentrar diversas expressões multiculturais, o IMAGINARIO é um movimento transformador, que promove a educação usando a arte como ferramenta, com métodos inovadores e atraentes, sempre propiciando oportunidades de aprendizado para o público em geral. A maioria dos eventos se desdobra em oficinas de capacitação, oferecendo através da economia criativa – especialmente para os jovens – oportunidades de inserção no mercado de trabalho.

 

O gigantesco espaço cênico do Metrô Rio entre as linhas 1 e 2, por exemplo, tem mais de 40km de extensão, percorre 25 bairros e atende cerca de 700 mil usuários diariamente.

 

Em 2012, durante a Rio+20 o IMAGINARIO realizou em duas semanas muitos encontros em uma rede ocupando espaços públicos de maior fluxo, considerando a mobilidade urbana, como a rede metroviária, ferroviária, BRTs e barcas. Durante 22 dias foram organizados 72 eventos por 52 entidades parceiras e 440 voluntários.