logo-ser-diferente.png

Sobre o MetaSocial

1/1
 

Quem Somos

Instituto MetaSocial é uma Organização da Sociedade Civil – OSC, criado há mais de 25 anos, que tem por finalidade, individualmente ou em parceria com outras entidades, a promoção de atividades de relevância pública e social, a promoção da diversidade, o desenvolvimento humano, a diminuição dos níveis de exclusão e desigualdade social.


Executa projetos com vistas à criação de condições e oportunidades para que crianças, jovens e adultos possam ampliar plenamente seu potencial como pessoas, cidadãos e futuros profissionais, por meio de programas e ações nas áreas de cultura, entretenimento, saúde, trabalho, construção do conhecimento, qualidade de vida, cidadania, esportes, artes, preservação do meio ambiente, sustentabilidade e inclusão.

 

Nossa História

logo 2017 META 1.png
01.jpeg
02.jpeg

Idealizado em 1996 por Patrícia Heiderich e Helena Werneck, mães de Tathiana Piancastelli Heiderich e Paula Werneck – ambas com síndrome de Down – e fundado em 2004, o Instituto MetaSocial nasceu da constatação de que havia certa resistência por uma grande parcela da sociedade quanto à inclusão de pessoas com síndrome de Down, que também se estendia a indivíduos com outras deficiências intelectuais.

 

Com a proposta de tornar a sociedade potencialmente inclusiva, o Instituto passou a compartilhar informações e a desmistificar conceitos preestabelecidos, por meio de campanhas publicitárias criadas gratuitamente por ícones do mundo publicitário e apoiadas por importantes veículos de comunicação.

 

Com a força do slogan “Ser Diferente é Normal” (cujos os direitos é detentor), que aborda de forma positiva, alegre e colorida as potencialidades de todos os indivíduos independente de suas limitações, o Instituto MetaSocial já atingiu um número incalculável de pessoas, levando a sociedade a refletir e entender que todos possuem o mesmo valor humano e, por isso, merecem ser tratados com respeito e dignidade.

 

A necessidade de tornar mais vasta sua colaboração, levou o Instituto também a criar, desenvolver e executar projetos e programas de caráter formativo, que promovem a busca de soluções para problemas sociais e o fortalecimento das políticas públicas de inclusão. 

Nos últimos anos, sua atuação vem sendo ampliada por meio de programas que atendem diretamente pessoas com deficiência intelectual e pessoas em estado de vulnerabilidade social, com o objetivo de contribuir na efetiva formação de futuros cidadãos, levando conhecimento e informação, a fim de torná-los indivíduos capazes de atingir seu pleno desenvolvimento.

 

A abrangência das ações e projetos, entretanto, não se limita ao público-alvo. São beneficiados de forma direta especialmente as famílias, os profissionais envolvidos nos programas, as empresas apoiadoras e a sociedade como um todo. 

 

Assim, há mais de 25 anos, o Instituto MetaSocial trabalha com a diversidade, executando de forma diferenciada ações efetivas que promovem a conscientização e a redução do preconceito, proporcionando a todos uma completa integração na sociedade. 

 

Visão

Uma sociedade só pode ser inclusiva quando todos são respeitados em suas diferenças.

Missão

Promover e disponibilizar o conhecimento sobre a diversidade, por meio de ações positivas e inovadoras, que favoreçam a construção de uma sociedade mais plural e inclusiva.

Gestão

Conselho Diretor

Conselho Fiscal

Conselho de Comunicação

Associados Honorários

 

Fernando Vasconcelo Heiderich

Presidente

Pedro Eduardo Gazel Lenti

Vice Presidente

Luiz Carlos Louzano

Ana Cibele Piancastelli Cesar

Foto 3.jpg

Patrícia Fernanda Piancastelli Heiderich

Diretora de Comunicação

Vinícius Streda

Diretor de Ativismo

Tathiana Piancastelli Heiderich

 

Estatuto - 2018

Regimento Interno - 2018

Relatório de Atividades

2017

2018

2019

2020