logo-ser-diferente.png
Cursos
Serviços
Campanhas
1/1

O que Fazemos

Projetos

Empregabilidade MetaSocial

Empregabilidade.jpg

(Curso de Pré-Formação)

O Instituto MetaSocial acredita que uma das esferas mais importantes na vida de todas as pessoas é a do trabalho. Nossa visão é a da inclusão ganha-ganha, que vai além da cota, pelo valor que agrega aos negócios e as pessoas: o talento com deficiência, os responsáveis e a empresa precisam estar preparados para essa evolução.

 

Por isso, oferecemos Cursos de Pré-Formação além de projetos corporativos de Diversidade e Inclusão com mudança de cultura, temos uma metodologia de inclusão laboral diferenciada que desenvolve habilidades socioemocionais, assim como as habilidades técnicas especificas.

Clique aqui e conheça nosso trabalho!               Clique aqui e conheça nossos cursos!

Oi' eu estou aqui

(Peça aprovada pela Lei de Incentivo à Cultura - Pronac 194031 – apta para captação)

O Instituto MetaSocial acredita que a arte, em suas diversas formas de expressões, é ferramenta crucial, capaz de incluir, atingindo toda a sociedade de forma direta, verdadeira e eficaz. 

 

Com este foco apresenta o espetáculo “Oi’ eu estou aqui” – um solo em três atos. Um monólogo, que utiliza recursos de audiovisual, legendas e linguagem acessível a todos.

A peça recorre a aspectos autobiográficos, metaforicamente encenados para explorar a jornada de uma mulher com síndrome de Down em busca de sua independência e autonomia. Em três atos ela expõe seu desejo de sair da casa dos pais, se formar e se casar.

 

O projeto, aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura aguarda patrocínio.

Inside Out

(Exposição apresentada na Organização das Nações Unidas - ONU)

As diferenças, que são próprias a todos os seres humanos, só podem ser naturalmente aceitas quando inseridas em todos os contextos. 

 

É a exposição da diversidade que possibilita que indivíduos se identifiquem e exerçam a capacidade do respeito e da tolerância. 

 

Assim, iniciativas artísticas e culturais que incluem TODOS contribuem para modificar paradigmas e rever conceitos. 

 

Inside Out, é uma Exibição Fotográfica composta de 21 obras, sendo 20 fotos e 2 telas de óleo sob tela com a modelo Tathi Piancastelli.

 

Imagens inspiradas na história de vida desta ativista, objetivam estabelecer uma relação de naturalidade entre ela e todos nós.

Com apoio do Consulado Brasileiro em Nova York, e da Down Síndrome International, a exposição foi inaugurada durante a celebração do Dia Internacional da Síndrome de Down na sede da Organização das Nações Unidas – ONU, em New York – e ficou exposta ao público por 5 dias, seguindo para Miami para mais 5 dias de exibição.

 

O projeto busca aporte da iniciativa privada para transformar a exposição em um documentário.

 

Confira aqui!

"E agora? José, Maria, João..."

(Documentário sobre moradia assistida)

Numa parceria com a Secretaria da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo, e a Vídeo Base Filmes, o Instituto MetaSocial desenvolveu o roteiro do documentário de 58 minutos, intitulado “E agora? José, Maria, João...”.

Utilizando como embasamento o extraordinário trabalho das moradias assistidas na Holanda, o documentário se inspirou nesse modelo de sucesso para sensibilizar as pessoas no Brasil, divulgando que é possível oferecer dignidade e segurança para pessoas com deficiência intelectual no país.

 

O projeto foi um dos vencedores do Concurso “Passa Lá em Casa – A Moradia Assistida e a Autonomia Possível”, iniciativa realizada pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Sedpcd) e a Fundação Padre Anchieta – Centro Paulista de Rádio e TV Educativas (FPA).  O concurso foi voltado à seleção de obras audiovisuais inéditas do gênero documental para aporte de recursos à produção e priorizou conteúdos que abordassem o conceito da inclusão social das pessoas com deficiência.

O objetivo é mostrar imagens dos projetos holandeses junto a depoimentos de pessoas com deficiência, familiares, representantes de entidades, autoridades, profissionais e formadores de opinião e como isso contribuir para o avanço desse tema no Brasil.

Screen Shot 2021-03-14 at 21.29.28.png

Programa Ser Diferente

(Canal do YouTube)

Transmitidos no Canal Comunitário da RMC (Região Metropolitana de Campinas/SP) – Canal 8 da Net e também disponibilizados na internet, em parceria com a blogueira e atriz Tathi Piancastelli, a série contém episódios com apresentações de eventos culturais, entrevistas com brasileiros residindo fora do país, locais turísticos no exterior, entre outros.

 

O programa que já atingiu milhares de pessoas, objetiva informar e promover a inclusão de forma subliminar e empática, uma vez que a apresentadora é uma jovem com síndrome de Down.

Justamente por não tratar diretamente do tema deficiência, o programa atrai um público variado, que além de ter acesso a um rico conteúdo, compreende que pessoas com síndrome de Down têm variados talentos e podem exercer diferentes funções profissionais desde que oportunizadas. 

Cultne na TV

(Audiovisual TV/YouTube)

Lançado em 2015, em parceria com a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro – Alerj, a estréia se deu no dia 5 de dezembro de 2015, com exibição todos os sábados às 21h30 com horários alternativos aos domingos às 18h e às quartas às 21h na programação da TV Alerj no canal 12 da NET para audiência na cidade do Rio de Janeiro ou no canal NET de sua cidade fluminense.

Screen Shot 2021-02-10 at 23.16.50.png

Com exibição semanal o “Cultne na TV” traz para a televisão uma importante contribuição para a diversidade da imagem veiculada na mídia brasileira. O programa dá aos telespectadores da TV Alerj a oportunidade de se informar, se emocionar, desconstruir preconceitos, a partir de fatos da história contemporânea do movimento negro no Brasil.

 

Conheça o canal! 

 

http://www.cultne.com.br/cultne-na-tv/

Viva a Infância

(Arte Inclusiva)

Projeto que, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura da cidade do Rio de Janeiro (dando continuidade à parceria com a Cia dos Prazeres), promoveu oficinas de teatro, cenografia, dança, música, fotografia, cinema e palestras, por meio de um intercâmbio entre jovens atendidos pela da Fundação Casa Grande – Memorial Homem do Kariri (Nova Olinda/CE), jovens da Cia dos Prazeres e moradores do Morro dos Prazeres, no Rio de Janeiro/RJ.

 

Clique aqui e saiba mais!

 
 

Cursos Gratuitos MetaSocial

Iniciativa.jpg
Objetivos.jpg

   Cursos Gratuitos MetaSocial   

Publico.jpg
LOGO-PET.jpg
SOU+OFFICE.jpg
SOU+AUTONOMIA.png
PRO-0006-20 Logo_Sou Digital.png
Logo-Sou-Mais-Loja.jpg

Alvo:

• Pessoas com deficiência intelectual

• Pessoas em estado de vulnerabilidade social

Paralelo:

• Profissionais envolvidos no programa

• Empresas parceiras e apoiadoras do programa

• Famílias

• Empregadores

• Comunidade

• Promover a inclusão social por meio da inserção de indivíduos no mercado de trabalho

• Tornar a sociedade mais inclusiva

• Diminuir os níveis de exclusão e desigualdade

Os cursos de Empregabilidade MetaSocial, surgiram da necessidade de se criar espaços de pré-formação profissional e inserção produtiva para pessoas com deficiência intelectual e em estado de vulnerabilidade social.

SOU+PET – Curso de capacitação e desenvolvimento para profissionais “Banhistas de Pet”, com conteúdo prático e acessível, que vai desde a preparação do aluno para o ambiente laboral até as técnicas mais recentes de banhos em cachorros e gatos. Este profissional pode exercer a função em pets shops, clínicas veterinárias com banho e tosa e a domicílios.

 

SOU+LOJA – Este Curso tem como objetivo capacitar profissionais na área de atendimento ao público no varejo, seu conteúdo inclui treinamento das habilidades sócio emocionais, técnicas de comunicação, organização, entre outros. Este profissional pode exercer esta função em várias áreas do varejo como mercados, farmácias e lojas.

 

SOU+OFFICE – Este curso visa a capacitação do aluno na área administrativa, como auxiliar de escritório, incluindo treinamento de competências socioemocionais para o ambiente laboral. As áreas de atuação para esta profissão são bastante amplas e de diferentes perfis de negócio, como por exemplo, instituições de ensino, hospitais, organizações sem fins lucrativos e empresas do setor público e privado.

 

SOU+AUTONOMIA – Curso de autodesenvolvimento pessoal e profissional, com o objetivo de potencializar habilidades e competências socioemocionais, tornando possível ampliar realizações e ter uma vida com protagonismo, mais bem-sucedida e com autonomia.

 

SOU+DIGITAL – Este curso tem como objetivo ensinar o aluno a interagir nas redes sociais com segurança. O conteúdo aborda a postagem de fotos e vídeos; proteção e segurança virtual; comportamentos nas redes sociais; e, problemas que podem aparecer ao usar a internet em excesso. 

Serviços

Consultoria Empresarial em Diversidade e Inclusão 

Consultoria.jpg

Estratégias para agregar valor aos negócios:

 

• Apoio em Gestão Estratégica com

 

 

preparação das lideranças;

 

• Avaliação de metodologias (Índice de Maturidade em Gestão Inclusiva / Global Diversity and Inclusion Benchmark (referência global de diversidade e inclusão) / Disability Equality Index (índice de igualdade & deficiência);

• Adaptação de cultura, resultados financeiros e de imagem;

• Inclusão de TcD (Talentos com Deficiência) com ajuste de função/evolução de processo;

• Andragogia, mediação e uso do capital social da empresa.  

 

Entre em contato.

Palestras

Nossas palestras e rodas de conversas contemplam:

 

• Palestras em eventos internos e com seus clientes chaves:

 

- Mensagens contextualizadas com o negócio da empresa;

 

- Linguagens diferenciadas de acordo com a audiência e conteúdos (sênior, adulto jovem, etc.);

 

- Ministradas por executivos/as e/ou pessoas com deficiência;

 

- Construção de paradigmas desejados e dinâmicas inclusivas com as lideranças.  

 

Entre em contato.

Emprego Apoiado 

Aumento real das chances de sucesso na contratação de Pessoas com Deficiência:

 

• Mediação assistida de forma customizada que vai além da cota;

• Metodologia que trabalha o indivíduo, os responsáveis e a empresa;

• Preparação do talento e do ambiente com apoios antes, durante e depois da inclusão laboral;

• Cursos de Consultoras em Emprego Apoiado – EA para as pessoas e lideranças da empresa;

• Metodologia de altíssimo retorno, consagrada nos EUA e Europa desde o início dos anos 80.

Entre em contato.

Sensibilização e Apoio nas Políticas Públicas & Privadas

Levamos iniciativas de sinergia aos seus negócios:

 

• Projetos com Associações de Negócios de sua região/cidade/segmento;

• Desenho de programas conjuntos de inclusão laboral alavancada;

 

• Parcerias com entidades nacionais como ANEA e FBASD na execução;

 

• Conheça as melhores práticas de gestão público-privadas na D&I;

 

• Apoio no conteúdo a Projetos de Lei de interesse comum.

Entre em contato.

Sensibilizacao.jpg
 
 

Campanhas

Campanhas Publicitárias

Campanhas.jpg

O MetaSocial orgulha-se de ser a primeira Organização da Sociedade Civil a desmistificar conceitos preestabelecidos por meio de campanhas publicitárias institucionais, informativas e com foco nas potencialidades das pessoas com deficiência.

 

As campanhas foram criadas gratuitamente por ícones do mundo publicitário e apoiadas por importantes veículos de comunicação.

 

Carlinhos, a segunda peça publicitária, recebeu vários prêmios nacionais e internacionais, um deles, o Leão em Cannes.

 

Confira aqui!

 

Ações

Captura_de_Tela_2019-03-07_às_12.26.53.

21/3 Dia Internacional da Síndrome De Down

A data foi sugerida pela Missão do Brasil na Organização das Nações Unidas – ONU em 2012 e, desde então, passou a fazer parte do calendário oficial da organização.

O Instituto colaborou para a organização da primeira edição do evento, além de promover uma palestra de sua associada honorária Tathiana Piancastelli Heiderich e divulgar a campanha – “O Manifesto”, idealizada pela Giovanni em parceria com a Rede Globo.

 

Em 2013, o evento contou com a palestra de Fernando Heiderich, no tema Empregabilidade. Neste mesmo ano, durante a celebração foi apresentada a peça “Menina dos Meus Olhos”, apoiada pelo Instituto MetaSocial.

 

Em 2018 o Instituto volta a representar o Brasil com o lançamento da exposição fotográfica “Inside Out”.

Inclua-se I 

O Instituto MetaSocial acredita no poder transformador da convivência. Por isso, realizou em 2004 o evento “Inclua-se – Arte”.


Nesta versão, juntamos artistas com e sem deficiência para lançarem seus livros e exporem suas obras. Uma oportunidade também de descontração de paradigmas relacionados a incapacidade das pessoas com deficiência intelectual em produzirem arte de diversas formas.


O projeto, que aconteceu no maior shopping da América Latina – Parque Dom Pedro Campinas/SP, foi iniciado com uma apresentação de dança inclusiva e contou com a presença de diversas celebridades.

Inclua-se II

Em 2007, repetimos a experiência com o “Inclua-se – Esporte”. O evento teve início com uma corrida recreativa finalizada no Parque Taquaral, Campinas/SP – onde aos domingos a população se reúne para práticas esportivas. Tendas montadas com atividades lúdicas, ofereciam a todos experiências lúdicas inclusivas.

Flash Mob pela Diversidade

Realizado pelo Instituto MetaSocial, com apoio do Rei do Mate (empresa apoiadora de causas das pessoas com deficiência), o evento mobilizou moradores do Morro da Urca em torno da inclusão por meio uma tendencia mundial – os Flash Mobs.

 

Uma das músicas utilizadas foi “Ser diferente é normal”, que está em total convergência com o estilo positivo de nossas propostas.

 

Esta ação passou a mensagem de que a inclusão pode e deve ser expressada nas mais diversas formas.

Calendario Happy Down

Por oito anos o Instituto MetaSocial foi apoiador da iniciativa Calendário Happy Down.

 

O objetivo do calendário foi conscientizar a sociedade sobre a inclusão social por meio de fotos, mostrando que as pessoas com síndrome de Down são indivíduos como quaisquer outros, com potencialidades e direitos, e que devem ser reconhecidos e respeitados por todos, promovendo assim a reflexão sobre o respeito a diversidade humana. Com diferentes temáticas, anualmente o calendário era produzido com renda revertida para o programa de atendimento as crianças carentes com síndrome de Down do Hospital Darcy Vargas. Celebridades como Milton Nascimento, Xuxa, Faustão, Marilia Gabriela, Padre Fabio de Melo entre outros, foram fotografados voluntariamente para o projeto.