Logo-Sou-+-PET.png
sorrindo Groomer

Formando profissionais no mundo PET

A inclusão social é tema que deve ser compartilhado por toda sociedade.

 

O sentimento de pertencer a um grupo, de ter direitos e deveres, de exercer a plena cidadania, é essencial para qualquer ser humano.

 

Nos últimos anos, inúmeros programas voltados para os esportes, educação e artes, vem se fortalecendo e criando oportunidades para vários grupos socialmente excluídos.

 

No entanto, o mercado de trabalho formal ainda é um sonho a ser conquistado por muitos.

 

Pessoas inseridas igualitariamente por meio de uma atividade remunerada sofrem um grande impacto positivo – tanto social, quanto econômico. O exercício de uma profissão, a constante interação e a troca de informações possibilitam um processo de crescimento e aprendizagem único. Permitem a independência, a autoestima, a autonomia e aumentam o conhecimento em todos os sentidos.

 

Além disto, aumentam o seu poder de consumo e fortalecem a economia, trazendo lucratividade para todos os setores.

 

Diante deste contexto, o programa “Embelezador de Pet – Sou + Pet”, idealizado pelo Instituto MetaSocial, trabalha com a capacitação e inserção no mercado de trabalho de dois grupos em especial – pessoas com deficiência intelectuale pessoas em estado de vulnerabilidade social – como banhistas de animais.

 

O programa tem como característica a busca pela inclusão social no sentido amplo, por meio da informação, enriquecimento e fortalecimento de uma cultura de respeito e interação entre as diversidades, desmistificando preconceitos e estabelecendo novas formas de reflexão com relação ao outro.

 

A proposta de capacitar o público-alvo também vem da necessidade de qualificação profissional que atinge não somente as pessoas com deficiência intelectual, mas uma boa parcela da população. Tornando estes indivíduos devidamente preparados para as demandas do mercado, as possibilidades de uma colocação na área são bem mais acessíveis.

 

Também faz parte do programa, o acompanhamento das pessoas com deficiência intelectual nos postos de trabalho, oferecendo todo o apoio e assessoria ao indivíduo e a equipe da empresa contratante. O emprego apoiado tem se mostrado ferramenta eficaz e necessária na contratação e, especialmente, na retenção destes novos talentos, muitas vezes com benefícios desconhecidos pelas empresas. 

 

O Instituto MetaSocial tem como missão a dignidade da pessoa humana – valor indiscutível e fundamental – gerar oportunidades para que as pessoas tenham acesso não somente ao trabalho, mas também a todas as conquistas que vem com este status, como o sentimento de pertencer, de exercer a cidadania, de fazer amigos, do poder de compra,  de uma vida social, ou simplesmente de pegar uma condução sozinho, muda a sua vida e de todos ao seu redor para melhor. E um mundo melhor se faz com pessoas melhores, que se preocupam e dedicam seu tempo para a construção de uma sociedade mais justa.